9 de out. de 2015

Retranscodificando Nintendo 64

Peguei esse Nintendo 64 há um tempo de um colega de trabalho. Belezinha americana, mas a imagem me atormentava com uns fantasmas coloridos. Sinal de transcodificação.
Repare que a imagem está mais borrada e com uma sombra rosada.

 Olha a lá a gambiarra que estava no local do cristal original.
Placa NUS-CPU-04

Visto de mais perto

Frequência do cristal 14,30244, para se adequar ao do sinal Pal-m. O cristal original é de 14,31818 que converte no sinal NTSC.

O pino 9 do chip ENC-NUS é relativo ao sinal pal(off)/ntsc(on). Religuei o pino ao seu ponto original e pronto.

Esse foi o melhor exemplo pra mostrar a diferença nas imagens. A definição melhorou e o fantasma se foi.


14 comentários:

Robson disse...

muito bom meu amigo.... peguei um recentemente e abri pra efetuar uma limpeza e a gambiarra é a mesma.. rsrs....
mas o meu ta sem audio, sera que pode me ajudar?
obrigado

ONAP disse...

Pode ser o proprio cristal.

Paulo Andrés disse...

Cara, meu N64 eu comprei em 1996, é transcodificado, ele tem um comportamento estranho: na maioria das TVs, em especial as de tubo, quando em alta resolução do N64 com expansion pak (Menus de Top Gear raly, Indiana Jones, etc) as cores ficam piscando. No meu monitor Samsung, que muda automaticamente o formato de cor, ele fica indeciso entre Pal-N e NTSC (e se dixo em NTSC fica preto e branco, claro, por que é transcodificado). Numa TV da OAC ele é aleatório: as vezes liga e fica PB (suponho que esteja em NTSC, e as vezes liga colorido, mesmo em alta resolução (a TV da OAC é automática, não tem opção manual de sistema de cor). Abri o N647 e a transcodificação é bem mais complexa, cheia de fios e um chip extra que conecta no chip de controle de região. meu N64 é chaveado mas nem lembro maispor quê (suponho que seja pra mudar região). Posso postar umas fotos pra ti ver?

ONAP disse...

Coloca sim. Tenta verificar alguma trilha rompida ou mal contato nas ligações das gambiarras.

Paulo Andrés disse...

Semana que vem vou abrir de novo e verificar os contatos, se der faço um diagrama por que nas fotos fica difícil de ver todas as conexões. Link para as fotos:
http://diarioartografico.blogspot.com.br/p/arquivos-temporarios.html

Akafox disse...

Caralhooooo, estou com mesmo problema, obrigado! Vou arrumar o meu N65

Joseph Korso disse...

Tenho essa mesma versão da MB do N64 e tinha essa gambiarra maldita.
Só tenho um game por enquanto e gostaria de trocar esse cristal porco, mas não sei se consigo ele por aqui. Alguma dica que nào seja furada?

ian freitas disse...

Bom dia!, peguei um n64 japonês faltando x1 e x2 segundo algumas fotos de internet vi que x1 = D143L6 E X2 = D147M6, que valores são esses e se eu colocar no japonês vai funcionar normalmente? grato desde já por qualquer ajuda que posso me ajudar.

Unknown disse...

Olá, alguém tem ideia se é possível modificar um N64 nacional da Gradiente (PAL-M) para NTSC? eu troquei o oscilador mas as cores ficaram horríveis.
Queria usar ele no Frameister, mas infelizmente ele não funciona bem com PAL-M.
Se alguém souber algo me manda uma luz por favor!

ian freitas disse...

Caro colega Unknown, tenho um N64 nacional da Gradiente (PAL-M), assim que possível estarei fazendo uns testes no meu, preciso que diga o valor dos cristais que você colou, pois estou fazendo uns testes estarei compartilhando em breve o máximo de informações.

GuiSR388 disse...

A Minha placa é modelo 05, ela não possui nenhum chip sem a perna e nenhuma "gambiarra" com resistores de cerâmica, a única coisa é o cristal. Se eu trocar só o cristal, ele fica NTSC?

Thiago disse...

Incrivel, o modelo do meu é o mesmo só que a gambiarra tem uma solda e um fio que liga de um chip ao outro, quando desmontei pra limpar, sem saber nada vi que aquilo tinha cheiro de gambiarra kkkk, sem contar que a loja que fez essa adaptação ou mandou fazer porque comprei novo não foi capaz nem de colocar todos os parafusos.. afff
ótima explicação, e servindo em 2021

Fabio J. Ribeiro disse...

Meu n64 falta metade dos parafusos :/ peguei na feira do rolo e ja foi aberto pelo menos umas duas vezes, presumo isso por causa dos adesivos de "garantia", a parte de baixo dele tem mais adesivos que um carro de formula 1, isso é técnico PI-CA-RE-TA que ainda tem a pachorra de querer vender um 64 "novo" por 350$ conto...

Victor disse...

Obrigado, audou muito na retranscodificação do meu!

Um ponto interessante! No meu somente a perna do chip estava levantada, nada de trocarem o cristal... Ou seja, gambiarra total! E metade dos parafusos faltando também (esses vou ter que arranjar em algum lugar).

Revisão de placa: NUS-CPU-01 (USA)