1 de jun. de 2015

Fonte de PC para Dreamcast

Tenho um Dreamcast com mod para HD IDE. Pensando nele e na paranoia com aquecimento criei essa gambiarra que me permitiu retirar a fonte de dentro do dreamcast e ligar o HD ao mesmo tempo.


Esse mod não fui eu que fiz, foi um colega do grupo Dreamcast Brasil. Ainda aproveitei meu HD de 80 GB.

Para isso utilizei uma fonte ATX genérica, da conta do recado sem custo alto. 
Um botão liga do dreamcast.
Um contector atx removido de uma placa mãe queimada.
Um conector de fonte AT, esse é o mais difícil, mas pode ser usado ou adaptado com outros conectores.


Com a fonte aberta separei apenas os fios que importam.


4 pretos (terra)
1 Laranja (3,3v)
1Vermelho (5v)
1 Amarelo (12v)
1 verde (on/off)

Proveitando o conector atx da fonte fiz a ligação 




Ordenando os pares os terras de um lado e para cada um um dos outros fios. (Pode ser feito com apenas um terra, preferi usar todos os disponíveis do conector da placa). Agora com o conector da placa mãe vamos fazer a ligação equivalente da fonte e incluir o cabo de ligar do dreancast para o verde e o respectivo terra. Depois é só aparar pra ficar legal.


Fiz a ligação de cada fio no conector AT relacionando cada pino no conector. A baixo a relação dos pinos e suas funções.


O mapeamento das voltagens tem que seguir exatamente esse.


Ainda deixei um conector molex para o HD, agora ligo os 2 com uma só fonte. Com o verde ligado no start ele já pode ligar. Como eu utilizei um conector de placa atx não tem como errar o encaixe.



2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Você saberia me informar o nome desse conector da fonte do Dreamcast?