27 de mai. de 2015

Sega CD - O fim de uma saga

Peguei um sega cd e o bicho não ligava. Comecei pelo básico, abri o console.
A parte difícil de medir as voltagens da placa é que pra liga-la eu tive que encaixar o mega drive nela e liga-lo. Logo de cara o fusível tava morto então fiz uma ligação direta(F301). Da pra comprar um novo ou adaptar outro tipo de fusível nele, mas fui pelo lado mais rápido.


Depois de trocado vi que a voltagem passada por ele tava batendo com a da fonte então até ali ok.
Dali fui pro regulador de voltagem, em teoria deveria estar recebendo algo bem próximo ao que passa pelo fusível e na verdade só passava pouco mais de 2v. Bom era alguém antes dele e só tinha o capacitor e o transistor ma posição Q301 (B963 ). Medi a entrada do transistor e estava OK, mas a saída logo de cara mostrou os pouco mais de 2v.
Pra testar eu tirei o transistor e fiz uma ligação direta na saída dele eeeee...? 
LIGOU!
Coloquei a tampa, jogo e funcionou tranquilamente. Só que não é recomendado ficar assim, pois é esse transistor que desliga o sega cd ao desligar o mega drive. Achei referências de 3 transistores com as caracteristicas do B963(não existe ele para reposição) o BDW54W, o ZXTN04120 E O 2SB1243.
Por sorte consegui encontrar um o 2SB1243 no mercado livre.


Instalado no local e na orientação correta. montei ele novamente reencaixei o mega drive a fiação toda liguei e...


A prova final foi desliga-lo e deixar um tempo desligado, se não estivesse funcionando como deveria o sega cd esquentaria com o tempo, mesmo com o mega drive desligado.
O bom desse sega cd que peguei veio com todas as peças que normalmente se perdem, a extensão e as chapas de fixação.


Fontes: 

30 comentários:

Opala78 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Opala78 disse...

Amigo como faço para saber se é o transistor que esta ruim? Tem como testa o Sega CD sem esse transistor? Obrigado

ONAP disse...

No meu caso a tensão que saia do transistor estava muito baixa. Se você o retirar e fizer uma ligação direta entre os pontos externos. Ve la na foto que coloquei um fio fazendo essa ligação. Não fecha o contato com o buraco do meio só os externos.

Opala78 disse...

Blz amigo olha só eu tinha ligado um fio de cima e o outro no meio e o sega cd ligou mais quando desligo o mega drive ele continua ligado. No caso eu o certo é ligar os fios da ponto e deixar o do meio sem nada é isso? Obrigado

ONAP disse...

Isso. Mas é recomendado apenas para teste. o ideal é trocar o transistor.

Opala78 disse...

Blz amigo muito obrigado pela sua dica e atenção, graças a vc consegui dar vida ao meu sega cd. No caso do transistor ele tem lado tipo positivo e negativo na hora da instalação?

ONAP disse...

Acho que não te problema quando instalei esse instalei invertido e ele não ligou, tirei e inverti e funcionou.

Opala78 disse...

Amigo tenho um Saturno Branco Botoes redondos original tec toy bloqueado e não tem chaveamento. De uns dias para ca ele começou a dar um problema tipo ele não dar som em alguns jogos cd de musica também não sai som. O que pode ser? Já troquei cabo flat, fonte. Sera que pode ser o jump de região ou algum capacitor vc sabe por onde devo começar a mexer? Te agradeço fera. Ele pega os jogos só que alguns não sai som da musica do jogo essas coisas.

ONAP disse...

Pode ser sim capacitor. com o tempo muitos vão perdendo sua característica e pode dar problema. Outra coisa pode ser o leitor que desalinhou.

Opala78 disse...

Blz amigo e quais seriam esses capacitores? Perto da entrada do cabo av?

ONAP disse...

por garantia troca os próximos a saída av e os próximos ao processador de áudio, tem que olhar o esquema da tua placa mãe.

Opala78 disse...

Blz amigo vi que tem uns 17 capacitores entre pequenos e grandes perto da saida av. Minha Placa mae é uma VA15. Esse processador fica aonde? Ele tem alguma numeração. Tenho como estar os capacitores com multimetro e qual seria a escala. Te agradeço amigo pela força não achei nada na net sobre esse esquema.

ONAP disse...

Estava olhando e me parece que o esquema é diferente do mega, que tem um encoder de audio.
Acho que a melhor coisa que você pode fazer é trocar todos eles.

Anônimo disse...

Boa noite. Preciso de uma ajuda. Meu Sega Cd liga, entra na Bios e fica somente a mensagem: checking Disc. A unidade ótica não se mexe e nem o led dele acende. O que pode ter acontecido?

ONAP disse...

o conjunto ótico pode ter morrido mesmo.

Unknown disse...

Muito bom esse sua postagem, com certeza ajudou muita gente, mas no meu caso estou tendo um pouco de dificuldade, o meu sega cd eu substitui o fusível e o transistor mas mesmo assim ele não liga, fiz a ligação direta sem o transistor e ele liga mas o motor do cd fica girando sem parar em alta velocidade fazendo muito barulho sendo impossível de usar ( fiz a ligação do primeiro pino com o do meio, ligando os pinos externos ele não liga), agradeceria muito se puder me ajudar a dar vida novamente ao meu sega cd.

Unknown disse...

Olá, consegui fazer o videogame ligar junto o mega drive normalmente, mas o motor do cd não para nunca, mesmo abrindo a tampa do cd e o vídeo game identificando que a tampa está aberta ele continua girando, o motor não para, só quando desligo o vídeo game, vc teria alguma ideia do que pode ser?

ONAP disse...

Bom dia, cara pode ser que tenha algum curto na controladora do motor ou os cabos do drive com algum problema.

RadioFlashHits disse...

Amigo poderia me tirar uma duvida?
Quando você liga seu sega CD com o mega ele fica com o laser aceso. Porque o meu ta assim e não faz leitura de nenhum disco.

Unknown disse...

Amigo... Meu sega CD não liga...não dá sinal de vida... Tenho um multímetro, mas não sei os valores para fazer os testes .... Poderia me ajudar...por onde eu começaria os testes e quais as medidas ...

Jorge V disse...

Vi que já tem cerca de 3 anos que parou de responder, mas não custa nada tentar.
O fusível está aberto e ao fechar contato, a fonte de bancada que usei para alimentar a placa, fica apitando como se tivesse em curto ou excesso de consumo. Tirei o transistor e fiz a ligação direta entre as extremidades e o problema continua. Alguma ideia? Obrigado desde já.

Unknown disse...

Bom dia, fiz todos os procedimentos, e mesmo assim o Sega CD nao ligou, faltou apenas trocar o capacitor, comprei hoje um igual 330uf 16v, e farei a troca, e tambem ultima tentativa é trocar o transistor B963.

Souza disse...

Tenta fazer a ligação entre o primeiro pino e o do meio. E a questão do consumo verifica com o multimetro a saido e a entrada do regulador de voltagem para ver se está entrando e saindo a voltagem correta.

Souza disse...

Pode ser o capacitor sim, mas o transistor vc pode fazer a ligação entre o primeiro e segundo pino, se nao ligar com certeza não é o transistor.

Souza disse...

Outra dica pra quem não esta conseguindo fazer o aparelho ligar, além de verificar, tudo isso que já foi explicado pelo o criador do poste é verificar também um diodo semicondutor que fica logo a baixo do fusivel, na posição d301, a função dele é conduzir de um lado e nao conduzir pra o outro, se ele estiver com problema também não vai ligar o aparelho, espero ter ajudado.

Unknown disse...

Parabéns aos amigos pela dicas, estou começando a fazer manutenção em games, me ajudaram muito, que Deus sempre lhes abençoe.

Souza disse...

Obrigado. Tambem iniciei sem saber nada, graças a vídeos e blogs como este aprendi a realizar manutenção, se tiver alguma duvida é só deixar aqui que se eu puder ajudar ajudarei de bom agrado.

Rei do mega drive disse...

Qual e a posição do transistor ali pra colocar heim você não colocou a foto como deixa ele na posição exata ali faltou amigão

Rei do mega drive disse...

Teria como você mim falar como coloca o transistor de 3 perna 2sb1243 na posição certo por favor.

Rei do mega drive disse...

Há perdão amigo acabei de olhar aqui a ajudou muito na posição do transistor do Sega cd obrigado pelas informações.